Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Barbosa diz que Peluso é tirânico e que tentou manipular julgamentos

    20/04/2012 11h48 - Atualizado em 20/04/2012 13h00

    Barbosa diz que Peluso é 'tirânico' e que 'tentou manipular' julgamentos Ao 'O Globo', Joaquim Barbosa falou de briga com ex-presidente do STF.

    Peluso havia dito que Barbosa é 'inseguro' e que reagia 'violentamente'. Do G1, em Brasília

    55 comentários

    Os ministros do STF Joaquim Barbosa (esq.) e

    Cezar Peluso (Foto: STF e Agência Brasil) Em entrevista ao jornal "O Globo" publicada na edição desta sexta-feira (20), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa voltou a criticar o ex-presidente da Corte, Cezar Peluso, que deixou o comando do tribunal nesta quinta (19). Barbosa chamou Peluso de "tirânico" e afirmou que ele "tentou manipular resultados de julgamentos".

    "As pessoas guardarão na lembrança a imagem de um presidente do STF conservador, imperial, tirânico, que não hesita em violar as normas quando se tratava de impor à força a sua vontade. Dou exemplos: Peluso inúmeras vezes manipulou ou tentou manipular resultados de julgamentos, criando falsas questões processuais simplesmente para tumultuar e não proclamar o resultado que era contrário ao seu pensamento. Lembre-se do impasse nos primeiros julgamentos da Ficha Limpa, que levou o tribunal a horas de discussões inúteis" , disse Barbosa ao jornal.

    A entrevista ao "O Globo" alimenta a guerra entre os dois ministros, explicitada em entrevistas publicadas nesta semana. Ao site da revista jurídica Conjur, Peluso, então como presidente da Corte, afirmou que Barbosa é uma pessoa “insegura”, que “se defende pela insegurança” e que reagiria “violentamente” quando provocado.

    “A impressão que tenho é de que ele tem medo de ser qualificado como arrogante. Tem receio de ser qualificado como alguém que foi para o Supremo não pelos méritos, que ele tem, mas pela cor”, disse Peluso sobre o colega.

    Um dia depois, Joaquim Barbosa reagiu às declarações. "O Peluso se acha”, disse. Ele também criticou declarações de Peluso sobre a corregedora do CNJ. O presidente da Corte disse que Eliana Calmon não deixaria qualquer “legado” ao sair da corregedoria e que teria se “deslumbrado” com a exposição na mídia.

    saiba mais Ministro do STF reage a crítica de presidente do tribunal

    Cármen Lúcia toma posse como presidente do TSE até 2013

    Lewandowski renuncia a mandato de ministro do TSE

    Mensalão é 'incomum' e exige julgamento 'peculiar', diz Ayres Britto

    Na entrevista publicada em" O Globo "nesta sexta, Barbosa chamou o período de Peluso no comando do tribunal de" desastrosa presidência "e disse que ele" incendiou o Judiciário inteiro com sua obsessão corporativista ".

    Barbosa também criticou comportamentos racistas."Ao chegar ao STF, eu tinha uma escolaridade jurídica que pouquíssimos na história do tribunal tiveram o privilégio de ter. As pessoas racistas, em geral, fazem questão de esquecer esse detalhezinho. [...] Peluso não seria uma exceção."

    'Supreme bullyng'

    O ministro Joaquim Barbosa disse ainda ao jornal que Peluso colocou processos dele na pauta de julgamento após cirurgia de quadril" para forçar "a ida dele ao plenário" pouco importando se a condição o permitia ou não ".

    Afirmou que, por conta do episódio, mostrou laudos médicos abrindo mão do direito à confidencialidade em relação à sua situação de saúde." Desde então, aquilo que eu qualificquei jocosamente com os meus assessores como "supreme bullyng" vinha cessando. As fofocas sobre a minha condição de saúde desapareceram dos jornais."

    Barbosa falou ainda que ele e Peluso pertecem" a mundos diferentes "."Eu aposto o seguinte: Peluso nunca curtiu nem ouviu dalar de The Ink Spots [grupo norte-americano de rock e blues). Isso aí já diz tudo do mundo que existe a nos separar."

    • Publicações693
    • Seguidores45
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações9
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/barbosa-diz-que-peluso-e-tiranico-e-que-tentou-manipular-julgamentos/3094249

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)