Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Um alerta sobre o êxodo de magistrados

    Fonte: Folha de SP

    STF cria comissão que deve discutir redução das férias de juízes O STF (Supremo Tribunal Federal) publicou nesta sexta-feira (1º) portaria criando uma comissão para revisar o Estatuto da Magistratura, abrindo caminho, por exemplo, para o fim das férias de 60 dias para juízes.

    O grupo terá 90 dias para concluir os trabalhos e será presidida pelo ministro Gilmar Mendes e composta ainda pelos ministros Ricardo Lewandowski e Luiz Fux.

    O anteprojeto costurado pelos ministros terá de ser aprovado pelo plenário e depois deverá ser encaminhado ao Congresso, o que deve ocorrer até o fim do ano.

    Esse grupo de ministros será responsável por analisar a última versão da proposta, feita sob a relatoria do ministro Ricardo Lewandowski.

    Um dos principais pontos da portaria trata do recesso no Judiciário, que é de 60 dias (de 2 a 31 de janeiro e de 2 a 31 de julho). Uma das propostas é reduzir para 30 dias, mas essa ideia enfrenta resistência das entidades de classe.

    Além de temas polêmicos como as férias para os juízes, o novo Estatuto terá o objetivo de atualizar o conjunto de regras que regem a Justiça. A lei em vigor é de 1979, mais antiga que a Constituição.

    Em 2010, quando o então ministro Cezar Peluso assumiu a presidência do Supremo, ele disse à Folha que pretendia, ainda naquele ano, encaminhar o texto ao Congresso. A proposta, contudo, sofreu resistência e não avançou na velocidade planejada por Peluso, que já se aposentou.

    • Publicações693
    • Seguidores45
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações83
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/um-alerta-sobre-o-exodo-de-magistrados/100444785

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)