Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    PEC - PREVÊ ISONOMIA ENTRE OS TRÊS PODERES

    Câmara dos Deputados

    1. PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 5, DE 2011.

    (Do Sr. Nelson Marquezelli e outros)

    Altera o inciso XV do art. 4888 e revoga os incisos VII e VIII do art. 4999 para estabelecer que os subsídios do Presidente e Vice- Presidente da República, Ministros de Estado, Senadores e Deputados Federais são idênticos aos dos Ministros do Supremo Tribunal Federal.

    As Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, nos termos do§ 3ºº do art. 6000 daConstituição Federall, promulgam a seguinte emenda aotexto constitucionall:

    Art. 1º O inciso XV do art. 48 passa a vigorar com a seguinte redação:

    "Art. 48 . .....................

    XV - fixação de idênticos subsídios para o Presidente e Vice-Presidente da República, Ministros de Estado, Senadores, Deputados Federais e Ministros do Supremo Tribunal Federal ". (NR)

    Art. 2º Acrescenta-se o seguinte parágrafo único ao art. 48:

    "Art. 48 .....................

    Parágrafo único . Nos Estados, Distrito Federal e Municípios, os subsídios de detentores de mandato eletivo serão fixados por meio de lei ordinária."(NR)

    Art. Revogam-se os incisos VII e VIII do art. 49 da Constituição Federal.

    Art. 4º Esta Emenda Constitucional entra em vigor na data de sua publicação.

    Câmara dos Deputados

    2. JUSTIFICAÇÃO

    O constituinte originário fez constar da Carta Magna um princípio fundamental da República: que os Poderes da União - Legislativo, Executivo e Judiciário - são independentes e harmônicos entre si ( art. 2º, CF/88 ). Tais pressupostos não significam apenas a divisão de poder, competências e responsabilidades, ou a forma com que se relacionam. Neles também reside a definição isonômica da remuneração de seus membros, ou seja, nenhum se sobrepondo ao outro, pois o grau de importância conferido pela Constituição Federal a cada um é equivalente. Caso contrário, rompe-se a isonomia.

    Com efeito, esta proposta de Emenda à Constituição busca equilibrar os subsídios dos membros do Legislativo, Executivo e Judiciário. Não se trata apenas de um ajuste remuneratório, mas de atender a um princípio insofismável insculpido na Lei Maior - independência e harmonia entre os Poderes.

    O acréscimo da previsão de que seja por lei ordinária a fixação dos subsídios nos Estados, Distrito Federal e nos Municípios busca evitar que tal medida seja efetivada por meros atos das respectivas Mesas de Assembléias Legislativas e Câmaras Municipais.

    Ante o exposto, esperamos contar com o apoio de nossos eminentes Pares para a aprovação da proposta.

    Sala das Sessões, em 08 de fevereiro de 2011.

    Deputado NELSON MARQUEZELLI

    PTB/SP

    • Publicações693
    • Seguidores45
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1392
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pec-preve-isonomia-entre-os-tres-poderes/2619798

    Informações relacionadas

    Alexis Gabriel Madrigal, Gestor Público
    Artigoshá 5 anos

    Harmonia e independência entre os Poderes

    Princípio Constitucional da Igualdade

    Artigoshá 8 anos

    A evolução dos princípios da isonomia e igualdade na legislação brasileira

    Victor Leite, Advogado
    Artigoshá 5 anos

    Princípio da separação dos Poderes

    Renata Valera, Advogado
    Artigoshá 9 anos

    Poderes da Administração Pública

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Perfeitamente. O Princípio da Igualdade está previsto já no preâmbulo da Constituição Federal e a igualdade entre os Poderes deve ser respeitada em todos os níveis. Em obediência a este Princípio Constitucional, os efeitos da Emenda Constitucional 122/2022 devem ser estendidos aos demais Poderes já nas próximas eleições, limitando a candidatura aos cidadãos com no máximo 70 anos de idade e aplicando a aposentadoria compulsória aos 75 anos de idade aos detentores de qualquer cargo ou mandato públicos. continuar lendo